AMLGM propõe torres ameboides sobre os nodais de transporte de Nova Iorque

Chad Kellogg e Matt Bowles do escritório AMLGM propuseram uma nova tipologia residencial para Nova Iorque que pode conectar e transformar o espaço vazio em torno de diversos nodais de transporte em densas torres de uso misto.

A proposta, apelidada de Urban Alloy, que venceu a competição Living Cities Residential Tower, promovida pela Metropolis, e recebeu menção honrosa na competição Evolo Skyscrapers 2014, é capaz de responder a diversas situações espaciais, proporcionando um novo meio da cidade crescer "organicamente" e oferecendo habitações adequadas para a população em expansão.

Leia a descrição dos arquitetos a seguir...

Mapa do bairro. Imagem © AMLGM

Dos arquitetos: As cidades mais dinâmicas do século XXI, como por exemplo Nova Iorque, são conexões antropomórficas que agem como mecanismos para inovação e coesão social. Estas cidades, com suas populações sempre crescentes, cunharão as sociedades dinâmicas do futuro. Com o rápido crescimento da comunicação instantânea, a habitabilidade das cidade ganhou destaque como atratora de mentes criativas. Para garantir seu futuro como centro global, Nova Iorque precisa continuar a crescer de modo inteligente. Assim, propomos aplicar a anergia de Manhattan nos outros quatro distritos sem intervir no uso atual da terra.

Urban Alloy propõe uma tipologia residencial enraizada nos espaços residuais em torno das interseções das infraestruturas de transporte, como linhas ferroviárias elevadas e rodovias. Com o projeto proposto e os materiais específicos, buscamos otimizar um conjunto heterogêneo e altamente conectado de ambientes habitáveis acima destes sistemas de transporte. 

© AMLGM
Corte. Imagem © AMLGM

Conceito de habitabilidade

A combinação do preço da terra cada vez mais alto com a aceleração das migrações urbanas tornou os modelos de densificação baseados na renovação urbana inadequados para a cidade contemporânea. Urban Alloy é a reproposição simbiótica do ar acima dos corredores de transporte de  Nova Iorque. Os urbanistas há muito tempo apontam os benefícios de se adensar as habitações nas proximidades dos nodais de transporte público - Urban Alloy propõe a evolução desta ideia ao situar as habitações diretamente na interseção entre as vias de transporte. 

Escolhemos a interseção entre o LIRR e do trem 7 como estudo de caso. O paradigma de que um modelo serve a todas as situações é obsoleto. Cidadãos urbanos buscam situações diferentes onde possam trabalhar, se divertir, comer e descansar. 

Diagrama do Programa. Imagem © AMLGM

Conceito da pele

A ampla gama de opções programáticas inspirou a variedade de plantas, que vão de formas elípticas a triangulares à medida que nos aproximamos do topo da torre. Esta variedade, juntamente com as restrições do terreno, gerou uma geometria complexa que requer um novo sistema de fachada.

É necessária a utilização de diversos sistemas flexíveis que permitem compor estas fachadas onde cada ponto apresenta uma exposição solar única. O sistema se desenvolve em uma grelha que segue a geometria das lages. 

Diagrama da pele. Imagem © AMLGM

Em cada interseção da grelha, o vetor perpendicular à superfície é analisado e comparado aos requisitos de proteção solar. Um algoritmo gera, então, perfis verticais e horizontais que se unem aos perfis dos nós adjacentes. O resultado é um sistema otimizado de perfis metálicos únicos para cada orientação específica. 

O algoritmo gera perfis horizontais mais espessos para a exposição sul, e perfis verticais para exposições a leste e oeste. 

Átrio. Imagem © AMLGM

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Cita: Rosenfield, Karissa. "AMLGM propõe torres ameboides sobre os nodais de transporte de Nova Iorque" [AMLGM Proposes to Top New York Transportation Hubs with Sprawling Tower] 24 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603439/amlgm-propoe-torres-ameboides-sobre-os-nodais-de-transporte-de-nova-iorque> ISSN 0719-8906

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